sábado, 28 de novembro de 2009

ESTUDOS BÍBLICOS





A fé do tipo de Deus é um dos “gomos” do fruto do espírito ( Gálatas 5:22 Amor, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, FÉ, Mansidão e Domínio Próprio), mas somente para aqueles que confessaram à Jesus Cristo com Senhor e salvador da sua vida Rm 10:8 ao 10 .
Porque Deus já repartiu a medida de fé a cada um Rm 12:3, não necessitamos que a nossa fé seja acrescentada para a exercitarmos Lc 17:5 . Devemos praticar a nossa Fé, pois a Fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra do nosso Deus Rm 10:17.


A. FUNDAMENTOS DA FÉ

Hb 11:1 ...” Ora, a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem...”

Vamos entender o que é fé através deste texto bíblico:

1. Fé é firme fundamento;
2. Fé é crer;
3. Fé é ação.

1. FÉ É: FIRME FUNDAMENTO

O dicionário Michaelis diz que FUNDAMENTO é: base, alicerce.Então devemos ter sólida base no mundo espiritual, mas como? Você pode se perguntar, então vamos fundamentar a nossa fé.

Jo 8:32 ...”e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará...”, mas quem é a verdade?
Em Jo 14:6 Jesus disse: ...”Eu Sou o caminho, a verdade e a vida...”

Jesus é a verdade!

Jo 1 1 ao 3 ...” Jesus era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele...”
Jesus é a palavra. E é esta palavra que deve habitar ricamente em nós em todo conhecimento Cl 3:16.
Devemos meditar a palavra de Deus de dia e de noite, não nos afastando do livro da lei Josué 1:8.

A palavra de Deus nos revela que o justo vive pela sua própria fé:
Gl 3:11 , Hc 2:4 , Hb 10:38 e 39 , Rm 1:17.


2. FÉ É: CRER



Hb 11:1 ...”das coisas que se esperam...”

Vamos ler esta frase de duas outras formas:

*Onde se lê esperam, substitua por AGUARDAR, DESCANSAR.

*Onde se lê esperam, substitua por CRER
Pois esperam vem de esperança que é: expectativa, desejo, mas CRER é: ter como verdade.


1ª. ESPERAM – DESCANSAM

Em Gn 1:1 ...” no princípio, criou Deus os céus e a terra...”, vemos que Deus criou todas as coisas com o falar ( verbo = Jesus ), isto esta nos versículos de Gênesis 1:3, 6, 9, 11, 14, 20, 24,26 e 29.
Mas no capítulo 2:2b, diz que Deus descansou no sétimo dia de toda a sua obra que tinha feito. Mas este descansar não significa que Ele se cansou, significa que Ele creu no que ele falou.
Então descansa no Senhor e espere Nele Sl 37:7 . Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do onipotente descansará Sl 91:1.

2ª. ESPERAM – CREEM

Lc 7:7b ...”dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará...”
O centurião cria que com a autoridade da palavra de Jesus o seu servo ficaria curado. Pois ele sendo um soldado romano demonstrava autoridade aos seus soldados com a sua palavra também.

Lc 8:25 Jesus demonstra a sua autoridade sobre todas as coisas que Ele criou.
Pois em Gn1:28 Ele diz: ...”frutificai, multiplicai-vos e sujeitai a terra...”

Ele cria no poder de sua palavra.


3. FÉ É: AÇÃO


Uma demonstração de fé com ação correspondente está em Atos 16:25 .

Mas anterior a este momento, no versículo 16 havia uma jovem possuída com o espírito de adivinhação, e dava grande lucro aos seus senhores.

Ela por diversas vezes seguindo a Paulo e Silas, declarava que eles eram servos do Deus Altíssimo.

OBS: Vamos analisar: esta jovem estava falando a verdade, mas com o propósito errado. Ação incorreta, estava anunciando homens de Deus que pregavam o caminho para a salvação para aquele povo com o propósito de lucro.

Foi quando Paulo constrangido por uma percepção no seu Espírito disse que aquele espírito que a possuía a deixa-se, e por este motivo foram açoitados e lançados à prisão.

Talvez alguns de nós tivéssemos tomado outra atitude diante desta circunstância, mas Paulo e Silas cheios do Espírito Santo começaram a declarar ao contrário do estavam vendo, sentindo, ouvindo.

Atos 16:25 ...”Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos à Deus, e os outros presos os escutavam...”

Veja que esta ação foi a Ação correta, mediante a tudo o que eles estavam vendo, resolveram acreditar que Deus é realmente o Deus do impossível. O possível cabe ao homem fazer, mas o impossível pertence a Deus.

Atos 16:26 ...”E, de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos”...

Perceba que pela fé de Paulo e Silas todos da prisão que ali estavam também foram soltos. Quando agimos através da FÈ do tipo de Deus todos os que estão ao nosso lado são abençoados. Quando mergulhamos na piscina os que estão em volta também se molharão.



B. TIPOS DE FÉ

Existem dois tipos de Fé:

FÉ NATURAL – provém do homem
FÉ SOBRENATURAL – provém de Deus

1. FÉ NATURAL

Fé do tipo de Deus não é: DESEJO
Fé do tipo de Deus não é: PENSAMENTO POSITIVO
Fé do tipo de Deus não é: SENTIMENTO
Fé do tipo de Deus não é: ESPERANÇA
Fé do tipo de Deus não é: INTELIGÊNCIA

2. FÉ SOBRENATURAL

Fé do tipo de Deus é: CERTEZA
Fé do tipo de Deus é: CONFIANÇA
Fé do tipo de Deus é: CONVICÇÃO



C. 4 PASSOS PARA UMA VIDA DE FÉ

1º. Passo: Encontre a promessa na palavra de Deus;
2º. Passo: Creia na promessa quando a encontrar;
3º. Passo: Não de atenção as circunstâncias;
4º. Passo: Louve a Deus pela promessa em sua vida.


D. FORTALEÇA A SUA FÉ

Medite na palavra: Josué 1:8
Pratique a palavra: Lucas 11:28
Ore em outras línguas: 1 Cor 14: 4a


Fernando Evaristo Formado no CTB Rhema Brasil


VOANDO COMO ÁGUIAS

A Bíblia freqüentemente usa a natureza a fim de ensinar lições práticas e ilustrar as verdades.
Vamos aprender um pouco nessa manhã como ilustração a águia e algumas curiosidades sobre ela.

Isaías 40:31

1. Aprendendo uma lição com a águia
A águia é realmente uma criatura incrível no vôo! Sem esforço, ela plana pelo céu, conquistando o respeito de todos que a vêem. Então, com um movimento de suas grandes asas, ela deixa o mundo para trás, enquanto voa para alturas emocionantes.
O que torna este pássaro tão régio e majestoso? O que existe nele que nos impressiona tanto? E porque, nas Escrituras, Deus comparou a Si mesmo e a nós com a águia?
Existe, obviamente, algo significativo sobre esse animal. E creio que podemos tirar algum ensinamento a respeito de Deus e de nós mesmos, ao observarmos, mais atenciosamente, esse pássaro notável que o Pai criou!

2. A águia notável pela sua força
Não apenas a águia simboliza majestade como também força, porque é extremamente forte. Por exemplo, uma águia pode descer do céu subitamente, apanhar um animal do chão que pesa tanto quanto ou mais do que ela e voar com aquele animal em suas garras. As águias, no entanto, pesam até sete quilos, com abertura de asas que pode estender-se por mais de dois metros! Aquelas asas enormes conferem às águias muita força, especialmente quando se trata da sua capacidade de voar. Pássaro algum pode voar tão alto quanto à águia, e não há outro que se compare a ela na capacidade de subida até grandes alturas. Ela consegue alcançar alturas de mais de 3.000 metros!
De fato, quando uma águia constrói o seu ninho, freqüentemente, ela o faz na parte mais alta de um penhasco.

3. O ninho da águia
Um ninho de águia é, absolutamente, diferente de qualquer outro que você já possa ter visto. As águias usam grandes galhos e ramos a fim de construir seus ninhos.
Tais pássaros levam esses galhos grandes até o topo da montanha e começam a arrumá-los dentro da fenda de uma rocha. Em seguida, acrescentam galhos menores. Mais tarde, cobrem o ninho com folhas. Então, como passo final, as águias pegam plumas, caídas dos seus próprios corpos, para cobrir o interior do ninho.
Uma vez terminado, um ninho de águia é muito macio por dentro.
Neste ponto, observe onde as águias constroem seus ninhos. Elas levam para cima da montanha, todo o material que conseguem e constroem o seu ninho nas rochas.
Aqui, está uma lição a qual precisamos considerar. Por exemplo, observe o que Jesus declarou em Mateus 7: 24 a respeito de construir sobre a rocha.

Note que Jesus declarou que um homem sábio edifica a sua casa sobre a rocha. Por quê? Pelo fato de a rocha ser um dos alicerces mais fortes sobre o qual alguém pode edificar.
Dessa forma, aprendemos uma lição com a águia, no que se refere a construir uma estrutura forte ou uma "casa espiritual" para a nossa vida.
Assim como ela constrói o seu ninho em um fundamento sólido, é importante que edifiquemos a nossa vida espiritual da mesma forma!
O fundamento é a parte mais importante de qualquer construção porque é a base. Então, o alicerce precisa ser forte, firme e seguro. Se você deseja cumprir o que Deus planejou para a sua vida, tem de construir sobre um fundamento sólido - Jesus Cristo, a Rocha.

4. Capaz de resistir a tempestade
Perceba que as águias não constroem um ninho pequeno. É uma construção ampla, sendo assim capaz de proteger.
Se você conhece um pouco sobre montanhas, sabe que as rajadas de vento mais fortes se formam, geralmente, perto dos picos por causa das grandes altitudes. Contudo, um ninho de águia pode resistir àqueles ventos rigorosos, porque está construído dentro da fenda de uma rocha. Sem dúvida, elas constroem seus ninhos para durar!
É o que nós precisamos fazer. Temos de edificar um lugar de permanência na fenda da Rocha que é Cristo Jesus, de tal maneira que, todas as vezes que surgirem os ventos e as tempestades da vida, nossa casa espiritual permaneça firme, estabelecida em fundamento sólido.

Em meio à tempestade, as águias macho e fêmea se aconchegam no ninho, sabendo que nele estão seguras - porque o construíram de maneira adequada desde o começo. Da mesma forma, quando você toma a Palavra de Deus e edifica a sua vida, corretamente, no fundamento que é a Palavra de Deus, você também estará seguro.
O diabo pode berrar quanto quiser. As circunstâncias desfavoráveis e as tempestades da vida podem surgir. Mas você se aconchegará, firmemente, na sua casa espiritual, sabendo que ela permanecerá segura e que nada que venha a surgir contra ela, destrui-la-á. Contudo, esta certeza advém do conhecimento do que diz a Bíblia e da edificação da sua vida no fundamento sólido da Palavra!

Ilustração usada por Jesus, sobre um homem que construiu a sua casa sobre a rocha e de outro que a edificou sobre a areia Mt 7.24-27


Ex: Há uma clássica história infantil chamada Os três porquinhos
Diz a história: eram três porquinhos e cada um construiu uma casa. O primeiro, construiu uma casa de palha e o segundo, uma de madeira. Entretanto, o terceiro porquinho edificou a sua casa com tijolo.
Não se pode construir uma casa de tijolos, da noite para o dia, pois isso é demorado! No entanto, os dois primeiros porquinhos não queriam gastar muito tempo na construção de suas casas. Eles preferiram outros afazeres, então, simplesmente juntaram algumas coisas. Contudo, o terceiro porquinho levou mais tempo para construir uma casa forte, sólida (e se não fosse pela sua compaixão, ele teria sido o único sobrevivente do ataque do lobo mau!).
Este porquinho sabido construiu sua habitação de tal modo que ela resistisse ao assopro do lobo e o lobo não conseguiu destruir a sua casa.
Da mesma forma nós, se nós estivermos seguros, sabendo que edificamos uma morada espiritual forte sobre o que diz as Escrituras, resistiremos ao inimigo e diremos com confiança: "Faça o que quiser, diabo, mas eu permanecerei firme porque construí a minha casa sobre a Palavra de Deus!"

5.Gaste tempo para construir e edificar adequadamente a sua casa sobre a Palavra de Deus.
Não queira fazer com pressa, pois a construção é mais fácil do que a reconstrução.

6. O papel do pai é prover
Quando as águias completam o seu ninho, elas estão prontas para começar a sua família (uma outra característica interessante sobre as águias é que elas se casam por toda a vida)
Em algum momento da primavera, a mamãe águia põe um ou dois ovos, que são chocados depois de umas poucas semanas. A partir do momento em que ela os põe, até depois que os filhotes nascem, o papai águia gasta o seu tempo provendo as necessidades da sua família. Então, quando os filhotes recém-nascidos começam a ganhar penugem, a mãe águia ajuda o macho a prover alimento para os filhotes ainda em desenvolvimento.
Eis aqui algo que temos na Palavra de Deus ao aprendermos uma outra lição com a águia. A Bíblia instrui o homem cristão a prover a sua família como o cabeça da casa. Ef 5.25-29

FILIPENSES 4.19
19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
SALMO 37.25
25 Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.
Deus é o Pai celestial de todos que são nascidos de novo, Ele é o nosso Provedor! Aleluia!

7. A abundância do Pai

Tão logo os bebês águias saem do ovo, o papai águia leva para o ninho o que parece ser alguns presentes.
Os cientistas e especialistas em vida selvagem não descobriram porque isso acontece. A águia macho simplesmente age dessa forma sem uma razão aparente.
Naturalmente, o pai águia consegue alimento para o sustento da sua família, além de levar para a casa algumas coisas extras, tais como latas velhas e outros objetos inusitados que encontra.

Veja, algumas vezes, os pais ficam tão exultantes quando seus filhos nascem, que levam para a casa todos os tipos de presentes que não são realmente necessários.
Deus Se preocupa em suprir além das nossas necessidades. Ele também deseja proporcionar-nos alguns prazeres. O Senhor quer mandar-nos chuvas de bênçãos e toda boa dádiva (Ez 34.26; Tg 1.17).
Deus nos ama e tem grande prazer em prover além do que precisamos!

8. Tempo de voar
Logo depois que os bebês águias nascem, eles passam um tempo tranqüilos. Aconchegam-se no ninho macio e emplumado, e tudo de que necessitam lhes é trazido. Entretanto, um dia, as coisas mudam. Chega o momento em que a águia mãe agita o ninho!
No momento certo, a águia mãe desce no ninho, bate e agita as suas asas, e faz com que seus filhotes acordem e andem. Então, ela retira do ninho, todas as folhas e penas macias, de tal forma que as aguiazinhas não fiquem confortáveis - quando as jovens águias tentam deitar-se, os galhos as espetam. É o momento dos bebês crescerem!
• Talvez, você esteja neste mesmo ponto na sua caminhada espiritual. Deus o proveu e o ajudou. Você conhece as Escrituras, mas é chegou o tempo de crescer espiritualmente.
Porque as coisas não estão tão confortáveis como costumavam ser. Provavelmente, isso acontece porque precisamos crescer. Talvez, Deus as esteja agitando, exatamente como a mamãe águia sacode o seu ninho e bate as asas em cima dos seus filhotes!
Deus tenta ajudá-lo a levantar-se para começar a sair do seu lugar de conforto.

9. Queda livre
Depois de uns dias de agitação dos seus filhotes e de fazê-los caminhar no ninho espinhento, a mãe entra no ninho, localiza-se atrás deles e bate as asas até que, finalmente, uma das águias sobe até a beirada do ninho.
Entretanto, a águia mãe não fica satisfeita. Com o bater das suas asas, ela, deliberadamente, empurra o primeiro filhote até a beirada, para fora. E lá se vai a pequenina águia em queda livre!
Você tem que usar as suas asas da fé e crer em Deus!

10. Mas o Pai celestial não o deixará cair

A aguiazinha começa a bater as asas - mas não adianta muito. Então, antes de quase baterem no chão, a mamãe ou o papai se arremetem bem por baixo dela e, gentilmente, seguram-na em suas grandes asas, de volta para o ninho.
Você pode estar no seu limite, provavelmente, olhando para baixo em uma situação que lhe parece impossível. Ou quem sabe, solto no ar, experimentando suas asas da fé pela primeira vez. Parece como se você estivesse a ponto de bater no fundo de uma rocha. No entanto, o Pai celestial não o deixará cair. Ex 19.4

11. Voar com asas como águias
Algumas vezes, pode parecer mais fácil ficar em um ninho desconfortável do que dar um passo para fora e começar a crer em Deus por si mesmo. Você pode achar que suas asas são muito fracas para sustentá-lo quando chegar o momento de saltar do ninho e voar. Todavia, a Bíblia declara que o Senhor Deus dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que está sem vigor!
ISAÍAS 40.28-31
No princípio, a águia não tem um tremendo poder nas asas. Para fortalecer-se, ela precisa ser desenvolvida!
Lembre-se de que, a partir do momento em que uma pequena águia está aprendendo a voar pela primeira vez, sua mãe a empurra para fora do ninho, e o filhote cai por milhares de metros, tentando mover suas asas. Então, a mamãe e o papai águias se arremetem por baixo dela, apanham-na e a levam de volta para o ninho.
Elas passam por esse treinamento, inúmeras vezes, até que, um dia, depois de cair de diversas maneiras, de repente, a pequena águia começa a subir e a voar alto com as asas fortalecidas.
Isso é o que precisamos fazer. Temos de continuar a usar nossas asas da fé, oração e louvor, até começarmos a voar alto com nosso Pai celestial.
Veja, você não conseguirá voar alto com asas espirituais no começo, pois é necessário desenvolvê-las primeiro. Como? Fortalecendo-as! Exercitando constantemente a sua fé na Palavra de Deus e, todos os dias, passando tempo com o Senhor em oração e louvor.
Tire as limitações e ouse crer em Deus, repetidas vezes, até que a vida pela fé na Palavra, torne-se normal para você. Então, logo você ascenderá com maior confiança e força nas asas espirituais, voando cada vez mais alto, à medida que alcança novas altitudes de fé em Deus!

12. Seja um cristão águia
Percebemos que há duas características distintas sobre a águia ao enfrentar uma tempestade: ela demonstra total ausência de medo face à destruição e tem habilidade para voar alto.
Precisamos tornar-nos cristãos águias, destemidos e confiantes frente à adversidade, extraindo vitória da derrota enquanto voamos para alturas maiores!

13.Voar para novas alturas
Por meio do poder da Palavra de Deus, somos capazes de exceder em força, como a águia. Então, não fiquemos satisfeitos com o lugar onde estamos espiritualmente. Voemos até novas alturas, porque a habilidade nos foi concedida por Deus na Sua Palavra.
Aquela águia não foi movida pelo que escutou ou viu, porque ela sabia que era capaz de voar acima da tempestade. Da mesma forma, não sou movido pelo que escuto, vejo ou sinto. Sou movido pelo que sei!
Sei em Quem tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para guardar-me (2 Tm 1.12)! Estou certo também de que, ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum. Por quê? Porque Deus está comigo (Sl 23.4)!
Assim, bem depressa me agarrarei à Palavra de Deus e voarei alto como as águias. Subirei com as asas da fé e experimentarei o melhor de Deus - porque sei que essa é a vontade dEle para a minha vida!
Quero encorajá-lo a ser um cristão águia e a voar alto. Quando as nuvens das tempestades da vida lhe trouxerem escuridão e melancolia, tenha coragem como a águia e enfrente-as face a face!
Comece a desenvolver as suas asas espirituais, passando tempo com o Senhor em oração e louvor, e exercitando a sua fé, na Palavra, em todas as oportunidades que tiver. Então, enquanto espera diante do Senhor e coloca toda a sua confiança nEle, você renovará a sua força. Você voará alto com asas como águias, a fim de alcançar o seu pleno potencial em Deus!



O que fazem as águias quando a tormenta vem???
Elas não se escondem, abrem suas asas e enfrentam corajosamente, elas sabem que em cima das nuvens escuras da tempestade e dos choques elétricos o sol brilha e nós lemos nas escrituras que ¨... o que espera no Senhor, renovam suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam e andam e não se fatigam.¨ Nesta tempestade as águias podem perder penas e ferir-se, mas não temem e seguem em frente, depois enquanto todos ficam as escuras em baixo, elas voam vitoriosas e em paz bem no alto, mas as águias tbém morrem, ma eu pergunto alguma vez vc achou restos mortais de uma águia??? Não, sabe pq??? Pq qd sentem que chegou a hora de partir elas não se lamentam, mem ficam com medo de voar tão alto qto podem, as águias procuram com os olhos o pico + alto, retiram as últimas forças de seu corpo cansado e voam aos picos inatingíveis, lá esperam o momento final, até para morrer elas são admiráveis, talvez por isso o profeta Isaías compare com os que confiam no Senhor com as águias, quem sabe hj nós temos um dia cheio de desafios, alguns deles podem parecer impossíveis, mas lembre-se de descansar no Senhor e de passar tempo com Ele, e depois partir para a luta, com quem vai a uma festa, sabendo que além da tempestade o sol estará lá brilhando.

Bianca Rodrigues formada CTB Rhema Brasil

DEPARTAMENTO DE JOVENS


..." Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"...




HISTÓRIA DA IGREJA VERBO DA VIDA




O seu início foi em 1984 quando o missionário americano Harold Leroy ( Bud ), chegando em Guarulhos começa o seu ministério. Por volta dos anos 90, dirigido pelo Espírito Santo, Bud começa uma nova igreja em Campina Grande - PB, onde hoje esta localizada a igreja matriz, pois esta direção foi dada a ele pelo Senhor quando ainda estava nos Estados Unidos.






HISTÓRIA DA IGREJA VERBO DA VIDA CONTINENTAL






VISÃO DA IGREJA




  • CREMOS NAS ESCRITURAS


  • CREMOS NA TRINDADE


  • CREMOS NA REDENÇÃO DE DEUS PARA O HOMEM


  • CREMOS NA VIDA ETERNA


  • CREMOS NO NOVO NASCIMENTO


  • CREMOS NO BATISMO ( ÁGUA E ESPÍRITO )


  • CREMOS NA SANTIFICAÇÃO


  • CREMOS NA CURA DIVINA


  • CREMOS NA RESSUREIÇÃO DOS JUSTOS E NA VINDA DO SENHOR JESUS


  • CREMOS NO INFERNO


  • CREMOS NA CEIA DO SENHOR


  • CREMOS NOS DÍZIMOS E OFERTAS


  • CREMOS NO GOVERNO DA IGREJA




DEPARTAMENTOS



DEPARTAMENTO INFANTIL



DEPARTAMENTO DE LOUVOR



DEPARTAMENTO DE JOVENS